sábado, 2 de junho de 2012

João Henrique, vereadores e SETPS de mãos dadas contra os trabalhadores.

Aumento da tarifa em Salvador deixa claro pra quem governa o prefeito e seus vereadores.

                                                                                                                         Direção estadual do PSTU


Nesta última sexta , 01 de junho, a prefeitura de Salvador, através do secretário de transportes José Mattos, veio a público anunciar o aumento da tarifa de ônibus na cidade. A partir da meia noite da segunda-feira, 04 de junho, a passagem passará a custar R$2,80.

Não é novidade para ninguém que a prefeitura de João Henrique tem sido uma grande aliada dos donos das empresas de ônibus. O que impressionou dessa vez foi a velocidade com que a prefeitura agiu para atender as reivindicações dos empresários. A pouco mais de uma semana, os rodoviários entraram em greve após mais de 15 rodadas de negociação com os empresários. O prefeito e os vereadores se omitiram por completo, nenhuma exigência foi feita ao SETPS, nenhuma tentativa de intermediação foi tomada pela prefeitura para defender os interesses dos trabalhadores.

Por outro lado, diante das exigências dos empresários a postura mudou completamente. Em menos de uma semana a prefeitura coletou informações, fez um estudo e decretou que é “justo” para os empresários que se aumente a tarifa para R$2,80.

Prefeitura mais uma vez se solidariza com o SETEPS e dá as costas para trabalhadores.

A tarifa de ônibus de Salvador já é a mais cara do norte/nordeste e uma das mais caras entre as capitais do país. O alto preço pago pela passagem de modo algum se reflete na qualidade do serviço. Ano após ano, o SETPS e a prefeitura tentam convencer os trabalhadores com essa mesma ladainha de que  “é necessário o aumento para melhorar o serviço”. Nada disso! Os trabalhadores não acreditam mais nessa mentira!

As longas esperas nos pontos, os ônibus lotados e os congestionamentos infernais são todos ingredientes de uma receita macabra que impõem um sacrifício diário para os trabalhadores que necessitam do transporte coletivo em Salvador. O prefeito João Henrique não se comove nenhum pouco com essa situação, assim como também não se comoveu com as pautas reivindicadas pelos rodoviários durante a greve.  Com mais este aumento da tarifa, o SETPS pode ter a certeza de que pode contar com o prefeito e os vereadores para zelar pelos seus interesses. Infelizmente, os trabalhadores e trabalhadoras de Salvador não podem dizer o mesmo.

Numa infeliz declaração que demostra todo o descaso da prefeitura com a realidade da população, o secretário de transportes José Mattos afirmou que a prefeitura aprovou este aumento por que “ele atende as necessidades dos empresários sem trazer prejuízos para renda dos trabalhadores”. Numa cidade com uma taxa de desemprego de 17% e com a grande maioria da população ganhando entre 1 e 2 salários mínimos, os efeitos de mais este aumento representam um grave ataque às condições de vida da classe trabalhadora. O governador petista Jaques Wagner deveria usar das suas atribuições para exigir de João Henrique a revogação imediata deste aumento.  Não há nenhuma justificativa para o aumento da tarifa, o que existe é o interesse em preservar os lucros do SETPS.

É hora de parar Salvador contra qualquer aumento e dar um basta ao controle do SETPS!

O PSTU repudia qualquer aumento na tarifa e neste momento chamamos todos os partidos e organizações da esquerda, assim como sindicatos, o movimento estudantil e popular a se rebelarem contra mais este ataque. A prefeitura, os vereadores, os empresários e o governo do estado devem ser colocados contra a parede através de uma forte mobilização.

É chegada hora de fazer Salvador parar! Devemos reeditar a histórica revolta do buzu que em 2003 derrotou o aumento da tarifa forçando prefeitura e empresários a recuar. Só a luta dos trabalhadores pode derrotar este aumento e abrir caminho para discutirmos a reestatização do transporte coletivo de Salvador. Com o fim do controle do SETEPS, poderemos diminuir radicalmente o preço da tarifa, acabar com as filas, com a superlotação e atender de maneira digna os jovens e trabalhadores que dependem diariamente deste serviço.

PELA REVOGAÇÃO IMEDIATA DO AUMENTO!
 

CONTRA QUALQUER AUMENTO DA TARIFA!
 

CHEGA DE FILAS! CHEGA DE SUFOCO! PELA REESTATIZAÇÃO DO TRANSPORTE COLETIVO DE SALVADOR!

1 comentários:

Em quanto nas grandes capitais, como Rio de Janeiro e São Paulo, o setor vem melhorando a qualidade, colocando bancos estofados, ar condicionado e som ambiente, aqui temos que conviver com um transporte ridículo, ultrapassado, sujo e sem conforto algum, a pesar da tarifa absurda. Ah! A tarifa atual do ônibus coletivo municipal do Rio de Janeiro é de 2,75.

Postar um comentário