terça-feira, 23 de abril de 2013

Trabalhadores e estudantes de várias cidades da Bahia se mobilizam para ir à marcha em Brasília


No dia 24/04 acontecerá uma importante marcha em Brasília. A marcha unitária reúne trabalhadores de diversas categorias, estudantes e lutadores dos movimentos sociais, que levam a Brasília diversas bandeiras de luta. A marcha está sendo organizada nacionalmente pela CSP-Conlutas, A CUT Pode Mais (corrente que integra a CUT), CNTA (Confederação Nacional de Trabalhadores da Alimentação), Cobap (Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas), Condsef (Confederação Nacional dos Servidores Públicos Federais), CPERS (Centro dos Professores Do Estado Do Rio Grande Do Sul), MST, Feraesp (Federação dos Empregados Rurais Assalariados do Estado de São Paulo), ADMAP (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas), ANEL (Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre), assim como entidades de movimento populares e outras.
            A Bahia será representada por cerca de 120 ativistas de diversas categorias de trabalhadores e da juventude. A delegação da Bahia conta com a participação da CSP-CONLUTAS, ADUFS, ADUNEB, ADUSC, ADUSB, SINPA, SINDSERME, SINASEF, SINTIGRAF-FS, SINDJUFE-BA, ANEL, METALÚRGICOS DA CSP-CONLUTAS/CAMAÇARI, MNOB, Oposição APLB, Oposição SISPEC, Oposição APUB, FNTC entre outras entidades e movimentos.
            A marcha representa um importante momento de articulação e luta de diferentes setores. Nesse momento, vários dos setores representados estão em campanha salarial, com destaque para os professores das universidades estaduais e da rede estadual de ensino, que travam uma grande luta contra o governo de Jacques Wagner (PT) em busca de melhores salários e condições de trabalho. A delegação conta com importantes oposições sindicais, que surgem a partir do processo de reorganização sindical, com a traição de direções e a falência da CUT. Estão indo para a marcha uma delegação de 8 professores da UFBA, que fazem parte da oposição sindical a direção da APUB, e que conseguiram aprovar em assembleia a incorporação do sindicato na marcha do dia 24/04.
            Nesta quarta-feira, Brasília será o ponto de convergência de diversas lutas que ocorrem no país e no Estado da Bahia. Desde a pauta de reivindicação por melhores salários e condições de trabalho até as lutas contra o ACE (Acordo Coletivo Especial), proposta que permite a livre negociação de direitos trabalhistas entre sindicatos e empresas, abrindo caminho para a retirada de conquistas históricas previstas na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas); Campanha pela anulação da reforma da previdência aprovada com dinheiro do mensalão; o fim do fator previdenciário sem a aplicação da fórmula 85/95 que também prejudica as aposentadorias; Reforma Agrária e as lutas contra a opressão, a exemplo do Fora Feliciano.
            O PSTU Bahia apoia e constrói, nas bases onde tem militantes, a marcha em Brasília do dia 24/04. Acompanhe e marcha através do site nacional do partido, do nosso blog e dos perfis nas redes sociais.
Os lutadores que estarão em Brasília vão defender entre outras pautas:
- Contra o ACE (Acordo Coletivo Especial) e a precarização no trabalho;
 - Fim do fator previdenciário / Anulação da reforma da previdência de 2003 / Defesa da aposentadoria e da previdência pública;
 - Reforma agrária já / Respeito aos direitos dos assalariados rurais / Apoio à luta dos trabalhadores do campo contra o latifúndio e o agronegócio;
 - Em defesa do direito à moradia digna / Chega de violência contra pobres e negros;
 - Em defesa dos servidores (as) públicos (as);
 - Aumento geral dos salários;
 - Adoção imediata da convenção 158 da OIT / Em defesa do emprego / Redução da jornada e trabalho, sem redução salarial;
 - Em defesa da educação e da saúde públicas;
 - Respeito aos povos indígenas e quilombolas;
 - Contra as privatizações / Defesa do patrimônio e dos recursos naturais do Brasil;
 - Suspensão do pagamento da dívida externa e interna aos grandes especuladores;
 - Contra a criminalização das lutas e dos movimentos sociais;
 - Contra o novo código florestal / Em defesa do meio ambiente;
 - Contra toda forma de discriminação e opressão.

0 comentários:

Postar um comentário