quinta-feira, 12 de março de 2015

Contra os ataques dos governos e patrões, lutar é preciso!

 
 
                                                                                           
                                                                    
 
Renata Mallet, ex-candidata ao governo da Bahia.
Presidente do Diretório municipal do PSTU em Salvador.
 
Nos últimos dias tem crescido a expectativa em torno aos atos programados para os dias 13 e 15 de março. Acho mais do que justo o grande interesse que existe entre os trabalhadores nessa questão afinal, com a presente conjuntura política e econômica do Brasil é natural que se busque saídas que possam transformar em ação a indignação com o atual estado das coisas.
 O 2015 REAL tem sido muito diferente do 2015 de “faz de conta” que as ditas candidaturas “majoritárias” prometeram nas eleições de 2014. Desde os primeiros dias de janeiro as medidas implementadas pelos governos em escala federal, estadual e municipal seguiram um único sentido: Colocar na conta dos trabalhadores os efeitos da crise econômica que atinge o Brasil.
Brotaram por todos os lados aumentos (luz, água, alimentos, gasolina) e temos vivido nesses três primeiros meses de 2015 um verdadeiro tarifaço. Não satisfeitos com isso, governos e patrões querem pôr as suas mãos sujas nos nossos direitos trabalhistas além de nos ameaçar com demissões como no caso da Volks e GM em São Paulo.
    
 
                                                                                                               

Dilma, que disse que não mexeria nos direitos trabalhistas nem que a vaca tossisse, agora promove um duro ataque com as MP’s 664 e 665 que golpeiam o seguro desemprego e o direito a pensão. No último domingo em seu programa de TV defendeu o ajuste fiscal e pediu paciência aos trabalhadores. O governo do PT quer que nós trabalhadores “apertemos nossos cintos” e aceitemos os ataques as nossas condições de vida para que os grandes empresários mantenham intactas suas fortunas. Com toda razão os milhões de trabalhadores que votaram na Dilma agora se sentem traídos pois, o programa que a presidente aplica segue a mesma cartilha neoliberal do tucano Aécio Neves.
Justamente por isso engana-se quem pensa que com Aécio seria diferente. O governo de Alckmin em São Paulo é um exemplo vivo de que um mandato tucano de nada poderia servir para os trabalhadores. Conhecemos o histórico de privatizações e ataques do PSDB, sabemos quais setores da sociedade eles defendem, me parece mais do que justo não depositar um único centavo de confiança neste partido. A escandalosa rede de corrupção que veio a tona com a operação lava-jato por exemplo, se iniciou na era FHC que no comando da presidência deu pontapé inicial na privatização da Petrobrás. O PT de Dilma e Lula ao invés de combater essa prática deu continuidade a farra das empreiteiras se atolando na mesma lama podre da corrupção.
O PSDB e a direita tradicional brasileira não são nossos aliados. Pelo contrário, seus interesses são os mesmos dos patrões e o seu programa para crise econômica também vai no sentido do ajuste fiscal e da caça de direitos trabalhistas. Por estarem na oposição tentam de modo oportunista capitalizar o desgaste do governo e indiretamente dão corda as campanhas pelo impeachment de Dilma nas redes sociais, além de terem declarado apoio aos atos marcados para o dia 15.
O desejo dos trabalhadores por lutar contra os ataques dos governos, em especial contra as MP’s e o ajuste fiscal impostos por Dilma, é algo de muito progressivo e deve ser potencializado. Mas essa luta deve ser feita com nossas próprias armas. O impeachment é uma saída que coloca a tarefa de derrotar o governo nas mãos do Congresso, o mesmo Congresso atolado na corrupção da Lava-jato. Além do mais, na hipótese do impeachment ser levado a cabo quem assumiria o governo seria Temer e o PMDB. O partido de Renan e Eduardo Cunha indiciados no escândalo da Petrobrás.
As medidas e o plano econômico do governo deve ser derrotado pela classe trabalhadora em luta. Com atos de rua, greves e muita mobilização pela base. Os métodos de luta, as bandeiras e as necessidades dos trabalhadores são bem diferentes da turma que fez “panelaço” nas varandas dos condomínios de luxo no domingo passado. Tão pouco devemos fazer coro as vozes que clamam pelo retorno dos militares. As forças armadas promoveram durante os 20 anos do regime militar uma coleção de atrocidades contra o povo e a classe trabalhadora. Por isso defendo que é um erro participar do dia 15.
Por outro lado, no dia 13, diversas Centrais sindicais e organizações políticas promoverão ações que vão no sentido de evitar que o desgaste gerado pelos ataques abale ainda mais a base social do governo no interior do movimento de massas. No momento onde os trabalhadores sentem a necessidade de lutar para defender seus empregos, seus direitos, melhores condições de vida, essas Centrais tentam mais uma vez nos convencer que o mesmo governo que promove os ataques pode ser um aliado dos trabalhadores.
Se Dilma e o PT são aliados por que ao invés das medidas provisórias que atacam o seguro desemprego Dilma não editou uma medida provisória que proibisse as demissões em massa? Por que ao invés de cortar 7 bilhões de reais da educação Dilma não suspendeu o pagamento da dívida aos banqueiros que consome 40% do orçamento da União?
Se o dia 15 é um erro porque os trabalhadores não podem confundir suas bandeiras com a da direita e tão pouco ver  Aécio e o PSDB como aliados, o que fortaleceria a alternativa burguesa para crise, também não é possível sairmos vitoriosos de uma luta quando não se tem clareza de quem é o inimigo. Nesse momento é o governo Dilma quem está promovendo duros ataques, portanto a luta contra esses ataques exige que estejamos num campo independente do governo. As organizações que promovem o dia 13(CUT, UNE, MST, CTB, Consulta Popular) cometem um grave erro ao tentar conciliar a necessária luta contra os ataques do governo ao apoio que insistem em depositar no governo Dilma.
 
Reivindico como importante a iniciativa da CSP-Conlutas e uma série de sindicatos e organizações que realizaram no último dia 06 um dia nacional de atos e paralisações. A única certeza que os trabalhadores devem ter nesse momento é a necessidade de lutar. Para isso cabe aos movimentos sociais se organizarem de modo independente da direita e do governo em prol de um calendário de mobilização com atos, paralisações, greves, debates, tendo como alvo a luta contra o ajuste fiscal, a revogação das MP’s e a defesa dos empregos. Não devemos medir esforços pra defender nossos direitos, porque não articular um calendário de mobilização onde a realização de uma greve geral seja parte? A experiência da GM de São José dos Campos onde a greve fez a empresa recuar das demissões ou, a greve da educação do Paraná com ocupação do prédio da Assembleia Legislativa são exemplos valiosos.

 
As organizações que promovem o dia 13 também serão chamadas a esse compromisso. É chegada a hora de tomarem uma decisão. Vão continuar agindo como bombeiros do governo ou, vão colocar toda sua energia a serviço da luta num campo classista e independente contra os ataques do governo e ameaça de crescimento da alternativa da direita?
 Sigo acreditando que apenas trilhando um caminho á esquerda dos governos e patrões poderemos defender verdadeiramente os interesses da classe trabalhadora. A experiência petista de governar em aliança com os patrões está ruindo diante de nossos olhos e a melhor maneira de evitar o crescimento da direita é construindo um campo independente dos trabalhadores. Pra não deixar que o peso da crise caia nos nossos ombros precisamos de um governo dos trabalhadores sem patrões, que garanta o pleno emprego, que suspenda o pagamento da dívida “eterna” e coloque os recursos do país a serviço do povo.

0 comentários:

Postar um comentário