sexta-feira, 31 de julho de 2015

FORD tem lucro recorde e quer arrochar ainda mais seus trabalhadores no Brasil

Por Carlos Nascimento, da CSP Conlutas Bahia

No dia 28 de julho, a grande imprensa noticiou que a Ford obteve, no segundo trimestre de 2015, um lucro mundial recorde.  Um dos maiores de sua história, representando um crescimento de 10%, comparado ao ano anterior. Até o meio desse ano, o lucro líquido mundial da empresa já chegou em 4,3 bilhões de dólares. E os seus executivos reafirmaram que a expectativa de lucro desse ano ficará entre 8,5 e 9,5 bilhões de dólares.

Em completa contradição com esses lucros altíssimos, a Ford vem praticando uma política de demissões, arrocho salarial e rebaixamento de direitos nas plantas no Brasil. Em Camaçari (BA), além de uma política de demissões seletivas, para contratar trabalhadores ganhando salários menores, propuseram um reajuste salarial absurdo, abaixo da inflação, de 8%, e o que e pior, divididos em duas vezes - 4% agora e o restante só em janeiro de 2016. Na planta da Bahia, a direção da Ford não pode se quer alegar uma produção baixa, pois a fabricação do Eco Sport e do KA segue forte.

O Sindicato da categoria, filiado à CTB, rejeitou a proposta e vem realizando mobilizações parciais na fábrica. A empresa vem descontando os salários dos trabalhadores que participam das paralisações parciais. Mais um ataque.

Na opinião da CSP Conlutas e do movimento CHÃO DE FÁBRICA, já passou da hora do Sindicato dos Metalúrgicos de Camaçari organizar uma greve geral no complexo Ford, parando produção nos três turnos, e chamando as centrais sindicais e os movimentos sociais da região apoiarem a luta dos operários. Só assim os patrões irão ouvir e respeitar a vontade dos trabalhadores.

- Todo apoio às justas reivindicações dos operários da Ford;

- Greve já!

0 comentários:

Postar um comentário