quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Os trabalhadores do Distrito Baiano de Cascavel sofrem com o descaso dos governantes

Gabriel Araújo, Operário Rural no Distrito de Cascavel (Bahia)

O Distrito de Cascavel, parte do Município baiano de Ibicoara, região da Chapada Diamantina, é conhecido pela produção de batata da Região Nordeste do Brasil e pela produção de café, sendo que muitos de seus moradores são migrantes, vindos de outras cidades baianas e até de outros Estados, em busca de condições de vida melhores.

Mas, atualmente, os moradores vivem vítimas do descaso das autoridades do município. Desde 1993, quando Cascavel tornou-se distrito do município de Ibicoara, a renda da cidade administradora aumentou. E com a vinda de vários migrantes para a localidade a arrecadação hoje chegou até a quatro milhões de reais por mês, em uma cidade que tem apenas 18 mil habitantes.

Junto com o distrito, o Município de Ibicoara é uma das maiores arrecadações da Chapada Diamantina, com apenas essa população. Mas, ao invés de ser uma cidade estruturada, tendo uma saúde, educação, habitação e segurança de qualidade para todos os moradores (principalmente, os trabalhadores) a população vive uma realidade de péssimas condições de vida.

Há anos o povo convive com as notícias de desvio de dinheiro do Município. A cidade todo ano tem escândalos de corrupção, e são gigantescos o desvio de dinheiro, deixando o povo literalmente quase sem assistência. São contas irregulares, funcionários fantasmas, obras que nunca saíram do papel. Com isso, a população, principalmente de bairros carentes, sofre com a falta de água tratável, os moradores sofrem com encanações improvisadas, sem tratamento e ainda com a falta de água. Pois, quando umas das bombas dão problema, os trabalhadores que chegam em suas casas são obrigados a carregar água nas costas ou em carro de mão, mesmo depois de um dia de suor.

A educação é precária no distrito e em todo o município, professores maus remunerados, alunos desanimados em escolas lotadas e muitas vezes sem merenda escolar, principalmente para os alunos da zona rural, que vem bem cedo estudar, às vezes sem tomar café.

A segurança ela não existe dentro do distrito e nos povoados, inclusive mulheres quase foram atacadas por um estuprador no povoado Água Fria, próximo à Cascavel. Carros são roubados todo mês nas ruas e nas estradas rurais, a localidade só tem apenas uma viatura da polícia civil que fica de plantão todos os dias na única lotérica e no único banco que existe do município.

As comunicações são precárias, os orelhões na maioria das vezes não funciona, não existe sinal de telefonia celular, somente móvel que também é precário muitas vezes.
Na saúde, existem apenas dois postos de saúde, sendo que apenas um em completo funcionamento, e sempre lotado. Não existe hospital da cidade.  A única cidade que aceita paciente de Cascavel e o município de Barra da Estiva que está sofrendo com tanta demanda de pessoas doentes.

Na política, é uma verdadeira bagunça, com mudanças de cadeiras entre oposição e situação, na Câmara Municipal de Ibicoara, sem nada mudar para a vida da maioria do povo. O mais “sem noção” é o filho do vice-prefeito de Ibicoara, que é vereador de oposição, que tornou lugar de um vereador que morreu em um acidente.

O distrito é lembrado em grandes revistas agropecuária, na televisão e na mídia agrônoma. Mas somente mostram as fazendas, mas nunca as péssimas condições de vida dos moradores e da localidade são mostradas. Pois, as alianças entre políticos e empresários locais com ACM Neto e Paulo Souto (DEM) e a Rui Costa (PT) são muito grandes.

A política Ibicoarense gera tanta decepção que quando um político faz apenas uma “coisinha” à população aprova mesmo essa ação afundado a renda da cidade. O próprio PT faz apenas assistencialismo, mas nunca encarou de verdade a tarefa de mudar radicalmente a situação a maioria do povo.

Um bom exemplo, é a história da ex-prefeita, Sandra Regina Gomes Vidal, que foi presidente da FETAG de Ibicoara e militante do PCdoB e de ex-marido, Edson Pimenta, que também era do mesmo partido de Sandra, e hoje está do PSD, sendo eleito deputado estadual por duas vezes e federal por uma, mas nunca trouxe grandes recursos para melhorias dos trabalhadores e da maioria do povo. Só conseguiu usar os recursos da prefeitura para se reeleger, além disso, o desvio é grande com funcionários fantasmas recebendo absurdos de salários, nepotismo, etc.

Uma construtora local, é outro exemplo, porque não faz sequer 1% de obra e ganha R$ 290.000,00 para construção de uma creche em 2012 que não existe. Essa construtora chegou a ser denunciada em 2009, mas uma semana depois voltou aos seus negócios com o poder local.

A prefeita Sandra, que apenas fez algumas obras, de forma lenta, faturada e sem avanço, deixou a educação e a saúde em total abandono, sem organização. Mas, foi um destaque para a população, principalmente entre os jovens, na maioria sem estudo, as festas regada a droga, musicas explícitas e a muito álcool, onde menores de até 12 anos podiam fazer o que bem entendessem. Com tudo isso, muitos bandidos passaram a roubar os moradores de Cascavel.

A população de Cascavel, e também do restante de Ibicoara que estava sentindo os efeitos perversos dessa administração e se dividiram das eleições. Na campanha, a cidade tinha festa todos os dias, sem parar, shows eram pagos constantemente pela prefeitura, e em tempos de eleições, os rivais políticos desligavam constantemente a energia da cidade, mas a prefeitura tinha geradores para a festa continuar. E a população está vendo os jovens sofrerem uma metamorfose tão violenta, ocupando hospitais da região. Além do aumento gigantesco da violência no distrito e na cidade.

A população, mesmo tendo sofrido com o antigo prefeito, Arnaldo Silva Pires, por descaso e a falta de água nas casas, acabou optando em elegê-lo novamente, nas eleições de 2012, por apenas 43 votos de frente. Arnaldo vence as eleições se utilizando inclusive do mecanismo de compra de votos.
Nos dois primeiros anos, Arnaldo encontra a cidade arrasada e destruída. Carros, caminhões, maquinas e prédios públicos destruídos, e principalmente a prefeitura que foi toda arrebentada, com os computadores todos jogados do chão ou levados.

Mas o novo prefeito não demorou muito e comprou um carro blindado, (mesmo com os homicídios na cidade serem bastantes baixos), com o valor estimado de 230 mil reais para o gabinete da prefeitura, além de usar um colete de balas. Em entrevista a um blog regional de Vitoria da Conquista, o prefeito afirmou que por causa da oposição tem que usar um colete a prova de balas e andar de carro blindado.

Contudo, o verdadeiro medo que ele tem é da população revoltada. O povo não aguenta pagar grandes impostos, entre eles o IPTU. Os impostos só aumentam e as escolas ficaram em situação ainda pior do que em outros anos. Entre os problemas, falta professores, falta merenda e escolas estão lotadas.

Na saúde, já nos primeiros meses de mandato, os moradores ficaram sem os carros da secretaria de saúde para transportar, só conseguem o transporte quando o caso for de extrema emergência. Em Ibicoara só tem apenas enfermeiros de plantão. O cidadão de Cascavel que for esperar pelo atendimento do SUS tem sua vida ameaçada. Por isso, o trabalhador tem que tirar o dinheiro do seu bolso para ter acesso há uma consulta.

Nas eleições de 2014, Arnaldo depois de mais de 20 anos apoiando da Família ACM, Paulo Souto e DEM/PSDB, decidiu apoiar Rui Costa, para o Governo do Estado Bahia e também com o deputado federal, também do PT, Waldir Assunção. Diante deste fato, Sandra Vidal (PCdoB), ex-prefeita, decidiu apoiar Paulo Souto e Dilma, assim como a burguesia local apoiou.

Sem repetidora de televisão (somente parabólicas), para o eleitor, com pouca escolaridade, só existiram apenas dois candidatos para governador. Paulo Souto visitou rapidamente os municípios da Chapada Diamantina, passou inclusive em Cascavel. Na sua rápida escala criticou o PT, falou para todos votarem em seu filho, Fabio Souto, e mesmo a população vendo que ele só queria votos, o povo decidiu votar neles somente porque eles vieram até aqui nesse distrito.

Nas eleições municipais do ano que vem, o povo está tão cansado que cada um já sabe que os vereadores não pode fazer nada. Infelizmente, vendem até o voto por pequenas coisas e favores.

A maior parte do mercado de trabalho de Cascavel se concentra na agricultura. Os trabalhadores da região, de maioria negra, e com baixo nível de escolaridade, não encontra outra possibilidade de trabalho.

Agora que a Presidente Dilma decidiu ajudar ainda mais os grandes agricultores, pela forma de financiamento para as empresa do ramo, ou seja, muitas fazendas estão ganhando dinheiro do governo, comprando maquinas agrícolas e demitindo cada vez os trabalhadores e chamando o povo de inútil. Com isso o Desemprego e a Violência aumentam e os primeiros a sofrer são justamente os trabalhadores.

Nas próximas eleições para prefeito em Ibicoara será muito disputada, tanto em Cascavel como na sede (Ibicoara). Ibicoara tem oito mil habitantes enquanto Cascavel 10 mil, mas em número de títulos de eleitores Ibicoara supera Cascavel.

As próximas eleições deverão ser novamente disputadas por Arnaldo e Sandra. Ou seja, brigam pelo poder, mas quando chegam a prefeitura fazem a mesma coisa, viram as costas para os trabalhadores e a maioria da população. Como fazem Rui Costa e Dilma.

A saída é apostar na luta e organização dos trabalhadores e da maioria do povo para fazer valer o respeito aos seus direitos.

0 comentários:

Postar um comentário