segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Polêmica: a conjuntura nacional e as tarefas da esquerda socialista



Durante a heroica greve da Universidade Federal da Bahia (UFBA), se estabeleceram importantes discussões sobre a conjuntura nacional e as tarefas da classe trabalhadora e da esquerda socialista na complexa situação por que passa o nosso país.

Muitas discussões políticas importantes ocorreram nas reuniões do Comando de Greve e nas Assembleias Gerais de Professores e Estudantes.

O Blog PSTU Bahia reproduz uma dessas importantes discussões polêmicas entre os professores da UFBA: CARLOS ZACARIAS (História) e LUIZ FIGUEIRAS (Economia).

Ambos são críticos ferrenhos dos governos de Lula e de Dilma e, da mesma forma, da oposição burguesa da velha direita. Zacarias é militante do PSTU e Filgueiras um destacado aliado da esquerda socialista.

Mas, essa coincidência política não significa que eles concordem em todos os aspectos da análise da situação e da conjuntura e nem sobre todos os caminhos que devem ser adotados pela esquerda socialista.

Os dois primeiros artigos publicados, se referem as polêmicas nas discussão que levaram os professores da UFBA rejeitarem, em assembleia, a participação nas manifestações organizadas principalmente pela CUT., MST, UNE e a CTB, no dia 20 de agosto.

E, continuam, nos últimos artigos, discutindo o real significado da Marcha Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras, convocada pela CSP Conlutas e as entidades e movimentos que participam do Espaço de Unidade de Ação, realizada no dia 18 de setembro, em São Paulo.

O “pano de fundo” das polêmicas são a crise econômica que vive o nosso país e a crise política por que passa o governo Dilma; e a postura que a esquerda socialista deve ter em relação a este governo de conciliação de classes.

Boa leitura!

TEXTOS DO PROFESSOR FILGUEIRAS -

TEXTOS DO PROFESSOR ZACARIAS -

0 comentários:

Postar um comentário