sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Ajuda do governador Rui Costa (PT) para os brigadista da Chapada Diamantina é insuficiente

|Por Jeferson Silva, de Ibicoara, Chapa Diamantina

Há mais de três semanas a região da Chapada Diamantina, no estado da Bahia, está enfrentada o pior incêndio desde 2008. É possível que se torne o pior de sua historia. As cidades de Lençóis, Palmeiras, Mucugê e, principalmente, Ibicoara, cidade onde está passando o momento mais critico das queimadas.

Em Ibicoara o incêndio começou desde dia 28, chegando a Mucugê e parte do distrito de Cascavel, município de Ibicoara. No dia 4 de novembro, o fogo se alastrou pelas serras do povoado de Vânia. No dia 8, chegou ao povoado de Campo Redondo, conhecida como “Serra de Águia”, que teve suas serras afetadas pelo fogo. Uma neblina ajudou os brigadistas no combate às chamas. Dia 16, o povoado de Baixa Dantas foi a vitimas das chamas.

Além do corpo de bombeiros de Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador, também ajudam no combate ao fogo a brigada federal Previfogo Roseli Nuves, as brigadas municipais Bicho do Mato, ACVIB e Radical Chapada, e brigadistas voluntários de Barra de Estiva e Fazenda Igarashi de Cascavel.  O governo do estado da Bahia colaborou com um helicóptero e dois aviões de combate ao fogo, mas a ajuda é insuficiente, muitos brigadistas que têm poucas habilidades de sobrevivência é que estão sendo os grandes responsáveis na operação.

Municípios de Lençóis e Palmeiras também são atingidos pelos incontáveis focos de incêndio, sobretudo na região do “Mucugêzinho”, chegando ao famoso Morro do Pai Inácio e o Vale do Capão, no município de Palmeiras. Em Mucugê, apesar das chamas terem iniciado ainda na segunda-feira, dia 16, foi na terça que elas ganharam maiores proporções, segundo informou a Secretaria do Meio Ambiente do município.

Conforme a secretária do Meio Ambiente de Mucugê, Meirilan Aline Santos Machado, o incêndio é estimado em uma extensão de 30 km seguidos. "O vento aqui está muito forte, o sol quente e a vegetação bastante seca, o que facilita a expansão do fogo", explica a secretária. O fogo também está destruindo os Parques de Lençóis, Palmeiras e se alastrando em Cidades como Barra da Estiva, Boninal e Seabra.

O Governo da Bahia diz que está enviado ajuda. O secretário de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Eugênio Spengler, e o comandante do Corpo de Bombeiros, Francisco Telles, embarcaram na tarde do sábado, dia 14, para a Chapada Diamantina, com o objetivo de acompanhar de perto a situação dos incêndios florestais. Segundo Spengler, o trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe do ‘Bahia sem Fogo’ ganhará reforços com a contratação de mais duas aeronaves modelos Air Tractor, que já foram enviadas para Lençóis e a contratação de mais três carros pipas.

 “Até o momento o governo já investiu mais de seis milhões em contratações de equipamentos como: aviões, helicópteros, vans, ônibus, pagamentos de diárias, e demais materiais necessários para o funcionamento de toda a operação”, afirmou. “Estamos dedicando o maior número de esforços para que possamos debelar os incêndios, o mais rápido possível, pois as queimadas trazem prejuízos, não só ambientais, mas também para a saúde pública e para a economia do Estado”, acrescentou Spengler.

Mas essa ajuda não é reconhecida pelos moradores que estão apagando o fogo dessas cidades. Muitos reclamam da falta dos aviões da Força Área Brasileira (FAB), afirmado pelo governador Rui Costa (PT), ainda os brigadista estão pedindo doações, principalmente em entidades da capital, em Salvador.

Ainda não temos informações de que esses incêndios podem ser criminosos, movidos por pequenos ou grandes fazendeiros ou efeitos naturais. Segue a lista dos locais para contribuir com ajuda aos nossos brigadistas:

Objetos:
Água potável; lanternas; pilhas (AA e AAA); botas (podem ser usadas); macacões de obra; ferramentas de corte (foices, facões, serra,...); alimentos não perecíveis; cordas.

PONTOS DE COLETA NA UFBA (em Salvador):

POLITÉCNICA
Horário: 09h30min às 12h; das 15h às 17h. Sala da SPE, 3º andar. Falar com Beatriz Medeiros.

BIBLIOTECA CENTRAL
Horário: 14h às 18h. Falar com Rebeca Vicente.

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
Horário: o dia inteiro. Sala do DAFONO, 5º andar. Falar
Marília Leite. Tel. (71) 98523-6532

INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
Horário: o dia inteiro.

Além disso, pode realizar doações em dinheiro nas seguintes contas bancárias:

BANCO DO BRASIL
Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis
CNPJ: 07.087.037/0001-48
Agência: 0251-8
C/C: 12619-5

BRADESCO
Associação de Condutores de Visitantes do Vale do Capão
Agência: 1087.
Conta Pouçança: 4078-9
CNPJ: 04131046/0001-09

Acompanhe nossa luta pelo Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário