segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Governador Rui Costa (PT): caviar para a classe média e os turistas, lata de sardinha para os trabalhadores

|Por Jean Montezuma, presidente do PSTU/BA

Terça-feira, 17 de novembro ás 7 horas da manhã. Uma equipe de TV local está fazendo uma reportagem ao vivo para um telejornal em frente a Arena Fonte Nova. De repente, ao fundo, se inicia uma correria que logo chama a atenção da equipe de reportagem. Um princípio de incêndio num ônibus fez com que os passageiros saíssem as pressas em pânico por causa da fumaça. O ônibus pra variar estava lotado e no meio da correria uma das passageiras caiu, se machucou e precisou aguardar atendimento médico. Felizmente nada de mais grave, apenas ferimentos leves.

Essa cena, transmitida ao vivo para milhares de famílias em todo o Estado, foi uma amostra do péssimo serviço de transporte oferecido a população de Salvador, situação que não é diferente nas cidades do interior do Estado. A rotina de quem depende do transporte coletivo em Salvador é marcada por ônibus lotados, atrasos, filas enormes nas estações, linhas que dão a volta ao mundo tornando os trajetos mais longos do que poderiam ser e um longo etc. Um verdadeiro retrato de descaso, desrespeito e precarização. Para completar, o valor da passagem R$3,00, faz da nossa tarifa a mais cara do norte-nordeste e uma das maiores do Brasil.

Mais os governantes parecem não se importar com isso não é mesmo? Se por um lado o prefeito ACM Neto renovou o controle da corja gananciosa do SETEPS (sindicato das empresas de ônibus) sobre o sistema de transporte por mais 25 anos, com direito ao “prêmio” do reajuste anual da tarifa, isso mesmo, a tarifa vai subir todos os anos se depender do prefeito e dos empresários!Já na semana passada foi a vez do governador Rui Costa mostrar que não tem nem aí para o sufoco que passam os trabalhadores.

Como podem ver nesse vídeo, o governador do PT declara que é preciso criar linhas especiais para atender um setor da classe média que não se sente atraída pelo transporte coletivo. Linhas especiais que circulem na região de bairros considerados nobres como Pituba, Corredor da Vitória e Graça, e também no chamado circuito turístico de Salvador. Mais direto que isso impossível! O governador, reconhecendo que o serviço oferecido pelo SETEPS é de péssima qualidade, sugere uma alternativa que só agravará a segregação. Numa cidade que já é tão desigual o governador aponta como saída ônibus especiais para a classe média, enquanto os trabalhadores, o povão, que continuem entregues ao descaso.


O governador petista se incomoda ao ver que moradores dos bairros nobres e os turistas tenham que utilizar dos ônibus quentes, barulhentos, desconfortáveis e lotados. Mas se esquece que essa é a realidade cotidiana da absoluta maioria da população. A lógica do raciocínio de Rui Costa é: “Caviar para classe média e os turistas, e lata de sardinha para os trabalhadores”. Seria cômico se não fosse trágico.

Nós do PSTU acreditamos que para que cenas como as que foram transmitidas ao vivo hoje na TV e o cotidiano de sufoco dentro dos ônibus tenham um fim, é preciso arrancar das mãos do SETPS o controle sobre os ônibus que servem a população. Os donos de empresa só pensam no dinheiro, não ligam para passageiros e tão pouco para os rodoviários. É preciso revogar a concessão feita ao SETEPS e abrir um diálogo amplo e democrático com os rodoviários, associações comunitárias, movimentos sociais e a população em prol da criação de uma empresa municipal de transportes. Esse é o caminho que interessa aos trabalhadores, lamentavelmente o governador petista segue um itinerário oposto.

0 comentários:

Postar um comentário